Entenda as funções da mesa de som.

Para saber para que servem as funções de uma mesa de som é essencial para garantir que a apresentação possa ser desenvolvida de forma satisfatória e com a máxima de qualidade, seja num palco, numa igreja, numa web rádio ou noutro estabelecimento.

Muitos acreditam que este equipamento é apenas um acessório que recebe o sinal de instrumentos e microfones para manipular seus volumes, assim como as frequências principais.

Mas as funções de uma mesa de som é mais do que isso, e é isso que vamos mostrar neste pequeno artigo.

O que é uma mesa de som ou misturador de som?

Também chamada de mesa de som ou misturador, é uma ferramenta que tem um sistema analógico ou digital e pode ser utilizada de várias maneiras, mas, o seu principal objetivo é agrupar os sons dos instrumentos e combiná-los num único sinal de saída. Suas várias entradas consiste em ligar instrumentos e microfones profissionais.

O que significa Send para uma mesa de som?

Na língua portuguesa, Send significa enviar ou mandar. Portanto, nas mesas de som têm sessões de envio para outros efeitos. Muitos operadores chamam de mandadas.

O que quer dizer FX ou Effect?

Estes são nomes encontrados em mesas de som para indicar os seus efeitos, tais como, reverberação (Reverb), delay (Atraso) ou eco (Echo). Muitos dispositivos têm esta funcionalidade e podem ser controlados onde indicado por este termo.

O que é fader?

O fader é a quantidade de sinal misturado em cada canal e é enviado para a linha master (Principal). Basicamente, ele é um tipo de controle deslizante para a esquerda e para a direita que ajusta o volume dos canais.

O que significa LOW (Grave), MIDDLE (Médio Grave) e HIGH (Agudo)?

LOW é o termo para a usado para a regulação dos graves; MIDDLE é o controle com a característica de médio grave; HIGH controla as frequências altas chamadas de agudo. Algumas mesas de som podem ter mais botões de frequência, tais como um volume de médios.

O que significa PFL?

O PFL é uma característica que auxilia os profissionais na mixagem de um único canal. Quando ligado, apenas o canal selecionado emite o seu som para os fones de ouvido ou monitores de referência.

Qual é a função do PAN?

O PAN, por outro lado, é uma função que separa certos instrumentos de um dos lados do sistema sonoro. Em alguns casos, é possível remover um instrumento de um tipo de caixa de som para que apareça apenas num outro.
Esta função também é frequentemente utilizada quando, por exemplo, se pretende remover um instrumento que é dominante nos graves predominantes e e pode ser dirigido para as caixas de som que têm alto falantes com essas características.
Como se pode ver, as mesas de som têm uma vasta gama de funções, e a utilização destas funções é uma ferramenta importante para alcançar um sistema áudio de alta qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *